menu

domingo, 2 de novembro de 2014

Pará leva 150 atletas aos Jogos Escolares da Juventude





Nesta quarta-feira, 29/11/2014, o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) promoveu uma reunião com os alunos-atletas e seus responsáveis para informar sobre todos os procedimentos necessários para a participação dos estudantes nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados na cidade de João Pessoa (PB), no período de 6 a 15 de novembro. Participarão 150 atletas paraenses de escolas estaduais, municipais e federais que representarão o estado do Pará na categoria B, de 15 a 17 anos.
Foram repassadas aos pais informações sobre a viagem, hospedagem, alimentação e documentos necessários para a participação dos alunos. Os responsáveis também receberam uma ficha para informar dados médicos dos atletas, como medicamentos que devem tomar e se possuem algum tipo de alergia, pois no período de competição os estudantes ficarão sob a responsabilidade dos técnicos que lhes acompanharão. A delegação paraense é composta de 150 atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeutas e jornalista, totalizando 176 pessoas.
Para chegar à etapa nacional, esses estudantes passaram por seletivas municipais, regionais e estadual, com a participação de 112 municípios. Nas fases regionais, que aconteceram na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nos municípios de Abaetetuba, Castanhal, Ipixuna do Pará, Portel, Marapanim, Maracanã, Mocajuba, Irituia, Santa Izabel e Xinguara, participaram quase seis mil atletas.
Para esses estudantes chegarem à etapa nacional é uma conquista, como é o caso do Natanael de Oliveira, da Escola Estadual Evaldo Brandão, que fica localizada no bairro do Tapanã. “Essa oportunidade vai marcar a minha vida, treino há três anos e tudo o que quero é conseguir ganhar medalha para o meu estado, pois me esforcei muito para garantir essa vaga”, enfatizou o atleta, que participará do lançamento de dados.
Segundo a avó de Natanael, Maria de Nazaré de Oliveira, essa competição pode abrir as portas para o seu neto e contribuir para um futuro melhor. “Fico muito feliz por essa oportunidade que ele está tendo de mostrar o seu talento e isso pode fazer com que ele tenha um futuro muito melhor”, disse ela.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país e, atualmente, é tida como referência internacional. Considerando as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.
Em João Pessoa serão disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei de quadra e de praia. Além das competições, os jovens atletas terão à disposição eventos paralelos, como atividades socioeducativas e culturais que têm como intuito aproximar os jovens de todo o país, fazê-los entender os valores olímpicos e positivos da prática esportiva.
De acordo com Rui Baeta, chefe da delegação paraense, o Pará tem chances de trazer muitas medalhas para casa. “Conseguimos montar uma delegação forte e o Pará sempre é um bom candidato à medalhas. O importante, também, é fazer com que o aluno compreenda o esporte como uma importante ferramenta de integração e inclusão social”, afirmou ele.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação