menu

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pará avança nos Jogos Escolares da Juventude e se classifica para as semifinais

Na disputa das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo realizadas na cidade de João Pessoa (PB) até este sábado, 15, o Pará consegue se classificar para quatro seminais: vôlei feminino, vôlei masculino, basquete masculino e handebol feminino, avançando para a etapa final da competição e conquistando importantes resultados para o estado.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas do país inteiro, dessa forma, as classificações significam muito para os atletas paraenses.
A semifinal no handebol feminino veio com a vitória do Pará sobre a equipe de Sergipe, com o placar de 16 a 12. As atletas representam a Escola Estadual Dionizio Bentes, da cidade de Rondon do Pará, e estão muito felizes com a classificação. “Estamos aqui com o objetivo de ganhar a medalha de ouro, queremos ser campeãs, pois tivemos muitas dificuldades para chegar até aqui e consegui essa vaga”, afirmou Lara Souza, que é armadora direita.
Segundo Antônio Fernandes, técnico do time de handebol, essa classificação é muito importante para as alunas. “É uma sensação muito boa, estamos conseguindo realizar um ótimo trabalho, vamos disputar medalhas e o mais importante é que elas estão muito felizes e isso compensa todo o trabalho e sacrifício”, destacou o técnico.
O time de basquete do Pará conseguiu a classificação ganhando do estado do Ceará com o placar de 55 a 25 e enfrentará o Distrito Federal na semifinal. O time de basquete do Pará é do Colégio Santa Rosa, em 2013 foi vice-campeão e este ano espera levar a medalha de ouro. “Queremos ser campeões, já ganhei duas pratas e um ouro, então tá na hora de levar a medalha de ouro para casa”, enfatizou o técnico do time, Aguinaldo Costa.
O atleta Matheus Albuquerque, que integra o time de basquete, afirma que a expectativa é grande pela medalha de ouro. “Nossa equipe se superou, evoluímos muito e estamos nos esforçando ao máximo para sermos campeões dos Jogos Escolares”, disse o atleta.
A equipe de vôlei da escola Ideal conseguiu outra semifinal para o estado do Pará derrotando o estado de Sergipe por 2 a 0. A equipe de vôlei já treina há um ano e os jovens querem ganhar medalha. Segundo o técnico, Luiz Solheiro, os alunos conseguiram formar uma família, um ajudando o outro, além disso se empenham muito para terem um bom resultado na escola.
O capitão do time de vôlei, João Salin, avalia o time. “Somos uma equipe com algumas limitações, mas nos unimos muito e, assim, tenho certeza que conseguiremos avançar ainda mais na competição”, afirmou o atleta. O vôlei feminino do Colégio Impacto conseguiu a vaga na semifinal ganhando o estado de Pernambuco por 2 sets a 0.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação