menu

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pará conquista 3 medalhas no último dia das competições individuais dos Jogos Escolares da Juventude

No último dia de competições individuais nos Jogos Escolares da Juventude, realizados na cidade de João Pessoa (PB), o Pará conquistou medalha de prata no atletismo, na disputa dos 3.000 metros rasos; prata nos 50 metros borboleta e bronze no revezamento 4 por 50m medley feminino. Assim, a delegação paraense fecha sua participação na primeira fase dos jogos com seis medalhas, sendo duas de prata e um bronze na natação, uma prata no atletismo e dois bronzes no judô.
O atleta Edilson Meireles Silva Júnior, que estuda na Escola Estadual Izabel Amazonas, do município de Ulianópolis, garantiu a medalha de prata para o Pará no atletismo. Edilson treina desde os 10 anos de idade e conseguiu acumular mais de 50 medalhas em vários campeonatos disputados. Em 2013 conseguiu prata no Norte e Nordeste Juvenil de Atletismo e medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceram em Belém; prata no Campeonato Brasileiro de Atletismo sediado em São Paulo, disputando os 3.600 metros rasos.
Para Edilson, essa medalha representa uma vitória muito grande e a certeza de que, apesar de todas as barreiras encontradas, está no caminho certo. “Essa conquista serve ainda mais de inspiração para a minha caminhada, isso significa que estou conseguindo melhorar e conquistando meu espaço como atleta. Quero treinar muito, ser campeão brasileiro e ir para uma olimpíada”, disse o atleta, muito emocionado.
Segundo Nazaré Portal, doutora em Ciência do Desporto do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que o acompanhou na competição, ele é um atleta com muito potencial, pois possui perfil de atleta com rendimento. “É  um atleta que está em pleno desenvolvimento, tem muita disciplina e sabe o que quer, leva o treino a sério, dorme cedo e se alimenta corretamente”, destacou ela.
A prata veio com a atleta Andreza dos Remédios, que ficou com o segundo lugar nos 50 metros borboleta. Ela já havia ganhado a prata nos 100 metros borboleta. “Não deu para levar o ouro que eu tanto queria, mas estou feliz com o meu desempenho na competição”, afirmou a aluna, que também ganhou o bronze no revezamento 4x50 metros medley, juntamente com as alunas Marcela Salgado, do colégio Moderno; Ana Sofia Valente, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, e Samara Borges, da Escola Paes de Carvalho.
O atleta de Xadrez, Matheus Folha, do Colégio Ideal, levou o Troféu Power Fair Play. O troféu é destinado aos atletas que respeitam os princípios éticos do esporte, ou seja, jogando limpo e justo. Para ganhar o troféu os atletas devem procurar jogar de forma justa, sem prejudicar o adversário. As competições individuais que envolvem o xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, ciclismo, judô, luta olímpica e atletismo terminaram neste domingo, 9, encerrando a primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude. As competições coletivas iniciam nesta terça-feira, 11, e terminam no próximo dia 16, com a participação de estudantes do país inteiro nas disputas de handebol, basquete, vôlei de quadra e futsal, masculino e feminino.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação