menu

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Jogos Escolares da Juventude têm início em João Pessoa

Mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude teve início nesta quinta-feira, 6, às 18h, na cidade de João Pessoa (PB), onde 4.716 pessoas participam do evento que envolve alunos-atletas de 15 a 17 anos, técnicos e dirigentes de escolas do país inteiro, com o objetivo de valorizar as práticas esportivas, unir os atletas de diferentes partes do Brasil e encontrar novos talentos do esporte nacional.
A cerimônia de abertura ocorreu no ginásio de esportes da cidade e contou com apresentações culturais regionais, as quais deram ênfase aos costumes e à rica cultura do estado da Paraíba. Além disso, todas as delegações estaduais participaram do evento. A delegação paraense, que é composta por 176 pessoas da capital e do interior do estado, foi uma das mais animadas.
O aluno Matheus Smith, da Escola Estadual Temístocles de Araújo, foi o responsável por carregar a bandeira do Pará e conduzir a delegação para a execução do Hino Nacional. “Estou muito feliz de estar aqui e ainda carregar a bandeira do meu estado. Isso é muito importante para mim. Foi um ano de muita luta, treino e determinação para conseguir essa vaga e estar competindo, por isso quero dar o meu melhor e sair dos jogos com um ótimo resultado, pois esse é o meu último ano de competição”, enfatizou Matheus, que irá competir no atletismo nos 110 metros com barreiras e nos 800 metros rasos.
A tocha olímpica foi levada pelos embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, medalhistas olímpicos e de grande importância para o esporte nacional, como é o caso de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, e Sara Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Sarah Menezes, que entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro no judô, acendeu a pira olímpica e deu início aos jogos.
Ela falou sobre a importância de ser embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude e destes para a descoberta de novos atletas. “Os alunos se espelham na gente por conta dos ciclos que passamos, vivenciamos e hoje eles estão nessa posição, participando dessa realidade. Desta forma, os Jogos Escolares conseguem encontrar novos atletas e por isso são a base para várias modalidades esportivas”, afirmou a judoca.
“Tudo começa no ambiente da escola, então, com os Jogos Escolares conseguimos criar um gosto maior pela prática esportiva. Temos, evidentemente, o melhor em cada estado, em cada modalidade e aqui vamos poder identificar mais facilmente esses futuros atletas”, destacou Edgar Hubner, diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Edgar Hubner também falou do apoio que o estado do Pará dá ao esporte e agradeceu pelo ótimo acolhimento do estado na edição do ano passado, que ocorreu em Belém. "Estivemos o ano passado em Belém e hoje estamos em João Pessoa e, é lógico, com a presença da delegação do Pará, que desde 2005 nunca deixou de participar, nunca deixou de estar presente nos eventos, não importando a região em que aconteçam. Então, está de parabéns o governador por dar esse apoio e nos ter recebido tão bem quando estivemos no Pará”, declarou ele.
As competições individuais começam nesta sexta-feira, 7, e terminam no domingo, 9, com disputas no judô, luta olímpica, ginástica rítmica, vôlei de praia, xadrez, ciclismo, atletismo e tênis de mesa. Já as competições coletivas iniciam na terça-feira, 11, e terminam no dia 16, domingo, envolvendo vôlei de quadra, basquete, handebol e futsal.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação