menu

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pará conquista prata no handebol feminino e bronze no vôlei feminino nos Jogos Escolares

O Pará garantiu duas medalhas no final das competições das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorreram na cidade de João Pessoa (PB), até este sábado (15). As medalhas foram conquistadas pelo time de handebol feminino de Rondon do Pará, que garantiu a prata na disputa com o Estado de Santa Catarina, e pela equipe de vôlei feminino do colégio Impacto, que conquistou a medalha de bronze.
As atletas de handebol de Rondon do Pará comemoraram a classificação, pois com o segundo lugar na competição elas garantiram vaga na primeira divisão do campeonato. “É muito gratificante essa medalha, pois simboliza todo o esforço que fizemos para chegar até aqui. Tivemos muito apoio das nossas famílias e do nosso técnico, por isso estamos conseguindo subir no pódio”, disse a armadora esquerda da equipe, Milene Silva.
Segundo o técnico do time de handebol, Antônio Fernandes, as atletas merecem a medalha, pois se esforçaram muito para estarem competindo nos Jogos Escolares da Juventude. “É uma sensação de dever cumprido. Cumprimos o que planejamos, que era ganhar medalha. Essas meninas merecem tudo isso, pois lutaram para estar aqui, lutaram por essa vaga na competição com um empenho maravilhoso”, afirmou.
O time de vôlei levou o bronze com a vitória em cima do Estado de Pernambuco, com placar de 2 sets a 0. Assim, o Pará conseguiu ganhar oito medalhas nos Jogos Escolares da Juventude: duas pratas e um bronze na natação, uma prata no atletismo, dois bronzes no judô, prata no handebol feminino e bronze no vôlei feminino.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Pará avança nos Jogos Escolares da Juventude e se classifica para as semifinais

Na disputa das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo realizadas na cidade de João Pessoa (PB) até este sábado, 15, o Pará consegue se classificar para quatro seminais: vôlei feminino, vôlei masculino, basquete masculino e handebol feminino, avançando para a etapa final da competição e conquistando importantes resultados para o estado.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas do país inteiro, dessa forma, as classificações significam muito para os atletas paraenses.
A semifinal no handebol feminino veio com a vitória do Pará sobre a equipe de Sergipe, com o placar de 16 a 12. As atletas representam a Escola Estadual Dionizio Bentes, da cidade de Rondon do Pará, e estão muito felizes com a classificação. “Estamos aqui com o objetivo de ganhar a medalha de ouro, queremos ser campeãs, pois tivemos muitas dificuldades para chegar até aqui e consegui essa vaga”, afirmou Lara Souza, que é armadora direita.
Segundo Antônio Fernandes, técnico do time de handebol, essa classificação é muito importante para as alunas. “É uma sensação muito boa, estamos conseguindo realizar um ótimo trabalho, vamos disputar medalhas e o mais importante é que elas estão muito felizes e isso compensa todo o trabalho e sacrifício”, destacou o técnico.
O time de basquete do Pará conseguiu a classificação ganhando do estado do Ceará com o placar de 55 a 25 e enfrentará o Distrito Federal na semifinal. O time de basquete do Pará é do Colégio Santa Rosa, em 2013 foi vice-campeão e este ano espera levar a medalha de ouro. “Queremos ser campeões, já ganhei duas pratas e um ouro, então tá na hora de levar a medalha de ouro para casa”, enfatizou o técnico do time, Aguinaldo Costa.
O atleta Matheus Albuquerque, que integra o time de basquete, afirma que a expectativa é grande pela medalha de ouro. “Nossa equipe se superou, evoluímos muito e estamos nos esforçando ao máximo para sermos campeões dos Jogos Escolares”, disse o atleta.
A equipe de vôlei da escola Ideal conseguiu outra semifinal para o estado do Pará derrotando o estado de Sergipe por 2 a 0. A equipe de vôlei já treina há um ano e os jovens querem ganhar medalha. Segundo o técnico, Luiz Solheiro, os alunos conseguiram formar uma família, um ajudando o outro, além disso se empenham muito para terem um bom resultado na escola.
O capitão do time de vôlei, João Salin, avalia o time. “Somos uma equipe com algumas limitações, mas nos unimos muito e, assim, tenho certeza que conseguiremos avançar ainda mais na competição”, afirmou o atleta. O vôlei feminino do Colégio Impacto conseguiu a vaga na semifinal ganhando o estado de Pernambuco por 2 sets a 0.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Equipes de vôlei e handebol do Pará começam vencendo nos Jogos Escolares da Juventude

No primeiro dia das modalidades coletivas nos Jogos Escolares da Juventude, realizados na cidade de João Pessoa (PB), o Pará começou bem nas competições de vôlei e handebol. As modalidades coletivas envolvem atletas do país inteiro na disputa pelos melhores lugares do handebol, basquete, futsal e vôlei, tanto no masculino quanto no feminino.
O time de handebol da Escola Estadual Dionizio Bentes, da cidade de Rondon do Pará, venceu a equipe do estado de Tocantins com o placar de 22 a 19, crescendo na competição. O vôlei feminino do colégio Impacto conquistou a vitória contra o estado de Rondônia com o placar de 2 sets a 0.
Segundo o técnico da equipe de vôlei do Pará, Elinho Silva, as atletas já treinam juntas há dois anos e estão muito preparadas para essa competição, são campeãs estaduais e vice-campeãs brasileiras na categoria A. “Minha expectativa é que elas cresçam ainda mais durante a competição e que possamos levar a medalha de ouro para casa”, afirmou o técnico.
A atleta Leilane da Silva, que integra o time do Impacto e que já foi jogadora da seleção brasileira infanto-juvenil de vôlei, acredita que a equipe chega à final. “Acho que com muito empenho conseguimos chegar nas finais, durante a competição iremos crescer, ganhar ritmo e volume de jogo”, destacou a atleta. O time masculino de vôlei do Pará, que está sendo representado pelo Colégio Ideal, venceu o estado de Tocantins por 2 sets a 0.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Pará conquista 3 medalhas no último dia das competições individuais dos Jogos Escolares da Juventude

No último dia de competições individuais nos Jogos Escolares da Juventude, realizados na cidade de João Pessoa (PB), o Pará conquistou medalha de prata no atletismo, na disputa dos 3.000 metros rasos; prata nos 50 metros borboleta e bronze no revezamento 4 por 50m medley feminino. Assim, a delegação paraense fecha sua participação na primeira fase dos jogos com seis medalhas, sendo duas de prata e um bronze na natação, uma prata no atletismo e dois bronzes no judô.
O atleta Edilson Meireles Silva Júnior, que estuda na Escola Estadual Izabel Amazonas, do município de Ulianópolis, garantiu a medalha de prata para o Pará no atletismo. Edilson treina desde os 10 anos de idade e conseguiu acumular mais de 50 medalhas em vários campeonatos disputados. Em 2013 conseguiu prata no Norte e Nordeste Juvenil de Atletismo e medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceram em Belém; prata no Campeonato Brasileiro de Atletismo sediado em São Paulo, disputando os 3.600 metros rasos.
Para Edilson, essa medalha representa uma vitória muito grande e a certeza de que, apesar de todas as barreiras encontradas, está no caminho certo. “Essa conquista serve ainda mais de inspiração para a minha caminhada, isso significa que estou conseguindo melhorar e conquistando meu espaço como atleta. Quero treinar muito, ser campeão brasileiro e ir para uma olimpíada”, disse o atleta, muito emocionado.
Segundo Nazaré Portal, doutora em Ciência do Desporto do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que o acompanhou na competição, ele é um atleta com muito potencial, pois possui perfil de atleta com rendimento. “É  um atleta que está em pleno desenvolvimento, tem muita disciplina e sabe o que quer, leva o treino a sério, dorme cedo e se alimenta corretamente”, destacou ela.
A prata veio com a atleta Andreza dos Remédios, que ficou com o segundo lugar nos 50 metros borboleta. Ela já havia ganhado a prata nos 100 metros borboleta. “Não deu para levar o ouro que eu tanto queria, mas estou feliz com o meu desempenho na competição”, afirmou a aluna, que também ganhou o bronze no revezamento 4x50 metros medley, juntamente com as alunas Marcela Salgado, do colégio Moderno; Ana Sofia Valente, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, e Samara Borges, da Escola Paes de Carvalho.
O atleta de Xadrez, Matheus Folha, do Colégio Ideal, levou o Troféu Power Fair Play. O troféu é destinado aos atletas que respeitam os princípios éticos do esporte, ou seja, jogando limpo e justo. Para ganhar o troféu os atletas devem procurar jogar de forma justa, sem prejudicar o adversário. As competições individuais que envolvem o xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, ciclismo, judô, luta olímpica e atletismo terminaram neste domingo, 9, encerrando a primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude. As competições coletivas iniciam nesta terça-feira, 11, e terminam no próximo dia 16, com a participação de estudantes do país inteiro nas disputas de handebol, basquete, vôlei de quadra e futsal, masculino e feminino.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Pará conquista mais uma medalha nos Jogos Escolares da Juventude

No segundo dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo realizados na cidade de João Pessoa (PB), o estado do Pará conseguiu mais uma medalha com a aluna Ana Beatriz Pinto, bronze no judô, na modalidade superligeiro, até 40 quilos. As competições individuais terminam nesta segunda, 10, e as coletivas começam na terça-feira, 11, terminando no próximo dia 16.
A atleta é aluna da Escola Estadual Paes de Carvalho, já compete há seis anos e, com 15 anos idade, acumula 80 medalhas em diversas competições nacionais e internacionais. Ana Beatriz conquistou a medalha de ouro no Sul-Americano Sub-15, ganhou medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Judô 2013 e 2014, possuindo, também, duas medalhas de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.
“Em cada luta lembro das dificuldades que enfrentei até aqui e em todos os sacrifícios que tive que fazer para estar aqui hoje. Isso tudo me ajuda a seguir em frente e acreditar no meu potencial. Vou treinar muito e quem sabe ser campeã no próximo ano”, disse a judoca, emocionada com a conquista.
No tênis de mesa o Pará também se saiu bem e conseguiu ganhar o estado do Tocantins na competição de dupla, com os atletas Yury Nery, da cidade de Belém, e Matheus Freitas, de Barcarena. “Esse é o meu último ano de competição nos Jogos Escolares e estou fazendo de tudo para conseguir um bom resultado. Estou me preparando bastante para as competições individuais de amanhã, espero me sair bem”, afirmou Yury.
Para Matheus esse é o primeiro ano de competição e tudo é novidade. “Estou competindo pela primeira vez e espero conseguir muita experiência para poder vir mais preparado nos próximos anos, pois estou sempre buscando o melhor e me superando”, enfatizou o tenista da Escola Estadual José Maria Machado.
O Pará também se destacou na luta olímpica e conquistou o 5º lugar com o atleta Misael Victor Duarte, que estuda na Escola Estadual Professor Luiz Otávio. A ginástica rítmica conseguiu o 13º lugar na classificação geral.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Pará conquista medalha de prata e de bronze no primeiro dia dos Jogos Escolares da Juventude

Nesta sexta-feira, 7, primeiro dia dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo realizados na cidade de João Pessoa (PB) até o próximo dia 16, os atletas paraenses começaram bem e conquistaram duas medalhas, uma de prata com a natação e outra de bronze no judô, além da classificação para a próxima fase do Atletismo.
A aluna Andresa dos Remédios Carvalho ganhou a medalha de prata nos 100m borboleta. A atleta estuda no Instituto Adventista Grão Pará e compete desde os 12 anos de idade. Andressa já acumulou 80 medalhas em várias modalidades da natação e nos Jogos Escolares da Juventude já possui 10.
Além disso, Andresa já participou de campeonatos mundiais como a Copa Pacífico Juvenil, na qual ganhou o bronze, também nos 100m borboleta, e é recordista Norte e Nordeste nos 50m borboleta e 50m. Ela também é recordista estadual nos 50, 100 e 200 metros borboleta e 50 e 100m livres. A aluna compete pela última vez nos Jogos Escolares da Juventude e quer fechar sua participação com uma medalha de ouro no domingo, nos 50m borboleta.
“Tenho muitas chances de ganhar essa medalha de ouro e vou fazer de tudo para levá-la pra casa. Melhorei muito, apesar de ter ficado doente em virtude de uma hepatite, que contraí alguns meses antes da competição. Estou muito feliz e pretendo continuar na natação”, afirmou a aluna.
Outra vitoriosa desta sexta-feira foi Pamela Cristine, aluna da Escola Estadual Caldeiras Castelo Branco, localizada no bairro da Cidade Velha, que conquistou a medalha de bronze no judô pesado feminino. “É a primeira vez que consigo ganhar uma medalha e estou muito feliz por causa disso, pois me esforcei muito, treinei bastante e aprendi a me superar, hoje estou conseguindo um bom resultado”, disse a aluna.
O atletismo paraense também conseguiu importantes resultados, como a classificação para os 400 metros. A natação feminina ainda ficou com o quarto lugar no revezamento quatro por cinquenta.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Jogos Escolares da Juventude têm início em João Pessoa

Mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude teve início nesta quinta-feira, 6, às 18h, na cidade de João Pessoa (PB), onde 4.716 pessoas participam do evento que envolve alunos-atletas de 15 a 17 anos, técnicos e dirigentes de escolas do país inteiro, com o objetivo de valorizar as práticas esportivas, unir os atletas de diferentes partes do Brasil e encontrar novos talentos do esporte nacional.
A cerimônia de abertura ocorreu no ginásio de esportes da cidade e contou com apresentações culturais regionais, as quais deram ênfase aos costumes e à rica cultura do estado da Paraíba. Além disso, todas as delegações estaduais participaram do evento. A delegação paraense, que é composta por 176 pessoas da capital e do interior do estado, foi uma das mais animadas.
O aluno Matheus Smith, da Escola Estadual Temístocles de Araújo, foi o responsável por carregar a bandeira do Pará e conduzir a delegação para a execução do Hino Nacional. “Estou muito feliz de estar aqui e ainda carregar a bandeira do meu estado. Isso é muito importante para mim. Foi um ano de muita luta, treino e determinação para conseguir essa vaga e estar competindo, por isso quero dar o meu melhor e sair dos jogos com um ótimo resultado, pois esse é o meu último ano de competição”, enfatizou Matheus, que irá competir no atletismo nos 110 metros com barreiras e nos 800 metros rasos.
A tocha olímpica foi levada pelos embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, medalhistas olímpicos e de grande importância para o esporte nacional, como é o caso de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, e Sara Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Sarah Menezes, que entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro no judô, acendeu a pira olímpica e deu início aos jogos.
Ela falou sobre a importância de ser embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude e destes para a descoberta de novos atletas. “Os alunos se espelham na gente por conta dos ciclos que passamos, vivenciamos e hoje eles estão nessa posição, participando dessa realidade. Desta forma, os Jogos Escolares conseguem encontrar novos atletas e por isso são a base para várias modalidades esportivas”, afirmou a judoca.
“Tudo começa no ambiente da escola, então, com os Jogos Escolares conseguimos criar um gosto maior pela prática esportiva. Temos, evidentemente, o melhor em cada estado, em cada modalidade e aqui vamos poder identificar mais facilmente esses futuros atletas”, destacou Edgar Hubner, diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Edgar Hubner também falou do apoio que o estado do Pará dá ao esporte e agradeceu pelo ótimo acolhimento do estado na edição do ano passado, que ocorreu em Belém. "Estivemos o ano passado em Belém e hoje estamos em João Pessoa e, é lógico, com a presença da delegação do Pará, que desde 2005 nunca deixou de participar, nunca deixou de estar presente nos eventos, não importando a região em que aconteçam. Então, está de parabéns o governador por dar esse apoio e nos ter recebido tão bem quando estivemos no Pará”, declarou ele.
As competições individuais começam nesta sexta-feira, 7, e terminam no domingo, 9, com disputas no judô, luta olímpica, ginástica rítmica, vôlei de praia, xadrez, ciclismo, atletismo e tênis de mesa. Já as competições coletivas iniciam na terça-feira, 11, e terminam no dia 16, domingo, envolvendo vôlei de quadra, basquete, handebol e futsal.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Confira os horários dos ônibus da delegação paraense para João Pessoa/PB


ÔNIBUS 01 e 02
      DATA: 04/11/2014
      CONCENTRAÇÃO NO AUDITÓRIO DO NEL:  5h da manhã.
      SAÍDA DE BELÉM: 6h
      CHEGADA EM JOÃO PESSOA: 05/11/2014 pela manhã.
OBS.: A alteração do horário é para não pegarmos engarrafamento. 


ÔNIBUS 03
      DATA: 09/11/2014
      CONCENTRAÇÃO NO AUDITÓRIO DO NEL:  5h
      SAÍDA DE BELÉM: 6h
      CHEGADA EM JOÃO PESSOA: 10/11/2014 pela manhã.

ÔNIBUS 04
      DATA: 09/11/2014
      CONCENTRAÇÃO NO AUDITÓRIO DO NEL:  16h
      SAÍDA DE BELÉM: ASSIM QUE TODOS CHEGAREM

      CHEGADA EM JOÃO PESSOA: 10/11/2014 pela noite.

domingo, 2 de novembro de 2014

Pará leva 150 atletas aos Jogos Escolares da Juventude





Nesta quarta-feira, 29/11/2014, o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) promoveu uma reunião com os alunos-atletas e seus responsáveis para informar sobre todos os procedimentos necessários para a participação dos estudantes nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados na cidade de João Pessoa (PB), no período de 6 a 15 de novembro. Participarão 150 atletas paraenses de escolas estaduais, municipais e federais que representarão o estado do Pará na categoria B, de 15 a 17 anos.
Foram repassadas aos pais informações sobre a viagem, hospedagem, alimentação e documentos necessários para a participação dos alunos. Os responsáveis também receberam uma ficha para informar dados médicos dos atletas, como medicamentos que devem tomar e se possuem algum tipo de alergia, pois no período de competição os estudantes ficarão sob a responsabilidade dos técnicos que lhes acompanharão. A delegação paraense é composta de 150 atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeutas e jornalista, totalizando 176 pessoas.
Para chegar à etapa nacional, esses estudantes passaram por seletivas municipais, regionais e estadual, com a participação de 112 municípios. Nas fases regionais, que aconteceram na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nos municípios de Abaetetuba, Castanhal, Ipixuna do Pará, Portel, Marapanim, Maracanã, Mocajuba, Irituia, Santa Izabel e Xinguara, participaram quase seis mil atletas.
Para esses estudantes chegarem à etapa nacional é uma conquista, como é o caso do Natanael de Oliveira, da Escola Estadual Evaldo Brandão, que fica localizada no bairro do Tapanã. “Essa oportunidade vai marcar a minha vida, treino há três anos e tudo o que quero é conseguir ganhar medalha para o meu estado, pois me esforcei muito para garantir essa vaga”, enfatizou o atleta, que participará do lançamento de dados.
Segundo a avó de Natanael, Maria de Nazaré de Oliveira, essa competição pode abrir as portas para o seu neto e contribuir para um futuro melhor. “Fico muito feliz por essa oportunidade que ele está tendo de mostrar o seu talento e isso pode fazer com que ele tenha um futuro muito melhor”, disse ela.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país e, atualmente, é tida como referência internacional. Considerando as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.
Em João Pessoa serão disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei de quadra e de praia. Além das competições, os jovens atletas terão à disposição eventos paralelos, como atividades socioeducativas e culturais que têm como intuito aproximar os jovens de todo o país, fazê-los entender os valores olímpicos e positivos da prática esportiva.
De acordo com Rui Baeta, chefe da delegação paraense, o Pará tem chances de trazer muitas medalhas para casa. “Conseguimos montar uma delegação forte e o Pará sempre é um bom candidato à medalhas. O importante, também, é fazer com que o aluno compreenda o esporte como uma importante ferramenta de integração e inclusão social”, afirmou ele.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação