menu

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Belém estreia com vitória no torneio feminino de voleibol

As meninas do Colégio Santa Rosa (Belém / PA) venceram com facilidade a equipe do Colégio Sinopse (PI) por 2 sets a 0 (25/9 e 25/3), na abertura do torneio feminino de vôlei da Terceira Divisão dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos. Em partida válida pela primeira rodada do grupo C, o apoio da torcida foi diferencial para a vitória das atletas da casa. Mães e amigos das donas da casa estavam na arquibancada da quadra do Colégio Moderno, na manhã desta terça-feira, dia 12.
O nervosismo inicial deu lugar à euforia após a primeira vitória. Com exceção da ponteira Andreza Lopes, 16 anos e 1,79m de altura, que já participou de duas edições do evento, todo time do Colégio Santa Rosa estreou em Jogos Escolares nesta edição. “Eu procuro ser humilde. No final, todo mundo é igual, e tento passar minha experiência para as meninas. A diferença é a relação de tranquilidade que se deve ter com o adversário. Tenho mais experiência. Dentro e fora de quadra, a gente se ajuda muito”, explicou Andreza.
A capitã paraense e também ponteira Débora Fonseca, 15 anos e 1,80m de altura, destacou o apoio da família num momento tão especial da carreira. “Foi muito bom. É minha estreia, na verdade, é nossa estreia em Jogos Escolares. Jogar em casa e ter o apoio das nossas mães e dos amigos foi maravilhoso, deixou a gente mais tranquila”, declarou Débora, que colocou de lado as sapatilhas de balé, para jogar voleibol. “Eu era bailarina, mas decidi deixar a dança. Então minha mãe me colocou num projeto de vôlei, e eu estou aqui realizando meu sonho”, completou.
Por falar em apoio familiar, as mães de Andreza Lopes e Débora Fonseca acompanharam cada lance da partida ao lado de outras ilustres torcedoras “corujas”. “O esporte possibilitou coisas boas na vida dessas meninas, a segurança para ter boas educação e instrução. É muito bom, maravilhoso ver o sucesso delas. Já que não temos condições de acompanhar as competições fora do estado, foi um prêmio ver de perto a estreia delas”, disse Celene Lopes. “A gente busca participar ativamente de cada momento delas. São os pais, técnicos e professores que fazem tudo por elas. Estar aqui, nos Jogos Escolares, era o grande foco de minha filha Débora. Sem descuidar dos estudos, ela quer se dedicar ao vôlei e ser vista”, falou Maria Cristina Fonseca.
No final da partida, as paraenses lembraram o antigo treinador José Renato Oliveira e o pai de Débora, Antônio Rogério, falecidos recentemente. Elas agradeceram o apoio da torcida, da família e do atual professor. “Esses dois caras fizeram muito pela gente. Nós também agradecemos muito a dedicação de nosso técnico Luís Ernesto. Ele é muito bom, muito amigo e muito rigoroso”, comentaram, aos risos, Andreza e Débora.
Na quarta-feira, dia 13, acontece a segunda rodada do torneio feminino de vôlei. A partir das 8h30, o Colégio Sinopse (PI) volta à quadra do Colégio Moderno e tenta a recuperação contra a Escola AVT (AP). Na sequência, às 9h45, o Santa Rosa busca a segunda vitória na competição contra a Escola Ayrton Senna (RR). A quadra do Colégio Ideal também recebe partidas de voleibol dos Jogos.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.
Fonte: COB