menu

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Atleta de Parauapebas conquista medalha de bronze no Xadrez


Mais uma medalha de bronze foi conquistada pela delegação do Pará nos Jogos Escolares da Juventude. A medalha veio na modalidade Xadrez Pensado, e foi ganha pelo atleta Darlane Assunção, do Colégio Pitágoras, localizado na cidade de Parauapebas, no sudeste do Estado. Darlane venceu uma atleta da Paraíba, na competição realizada no Hangar, na manhã deste domingo (10). Com esse resultado, a estudante, que é tricampeã paraense de Xadrez, alcança o melhor resultado do Pará em competições estudantis nacionais na categoria.

“Estou muito feliz com o meu resultado. Já participo há dois anos dessa competição e sempre bati na trave. Agora consegui alcançar essa medalha tão sonhada por mim, pois treino bastante”, contou Darlane, que pretende intensificar os treinos, para o ano que vem ser campeã na categoria. “Irei aperfeiçoar meus treinos e pretendo conquistar a medalha de ouro nos Jogos Escolares do próximo ano”, declarou a estudante.
Para Rodrigo Leal, técnico de Judô da delegação paraense, essa é a conquista de um trabalho de base, pois sempre busca novos meios para aperfeiçoar as técnicas e os treinos. “Jogamos em equipe. Temos um clube em Parauapebas, o Reis e Damas, e estamos sempre descobrindo novos talentos. Estou muito feliz pela conquista de Darlane, e acredito que ela tem um imenso potencial para ser campeã na próxima competição”, afirmou ele.
Segundo Clauber Martins, presidente da Federação de Xadrez do Pará, a atleta está mais tranquila competindo em casa, por isso obteve um excelente resultado. “Ela já participou de outras competições, e hoje estava mais concentrada na disputa”, informou.
Ele também destacou o desenvolvimento do Xadrez nas escolas paraenses. “Nos últimos dois anos nós aumentamos o número de jogadores em 100%. Pulamos de 1.200 competidores para 2.400, e isso se deve a grandes projetos educacionais, como o Xadrez na Escola e o Mais Educação”, enfatizou Clauber.
Pela manhã também aconteceram as finais de Ciclismo e Vôlei, no Portal da Amazônia. Os ciclistas paraenses Walmir da Conceição Silva, da Escola Estadual Estela Maris, da cidade de Soure (no Arquipélago do Marajó), e Danilo Sousa, da Escola Castelo Branco, da cidade de Paragominas (no nordeste), disputaram a competição, mas não ficaram entre os primeiros colocados.
Fonte: Agência Pará
Foto: Rodrigo Leal