menu

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Coordenação do NEL faz reunião visando o Natal d'água 2013

Aconteceu hoje pela manhã no auditório do Núcleo de Esporte e Lazer, uma reunião com professores e funcionários do órgão com vistas ao Natal D'água 2013. O encontro foi comandado pela coordenadora do NEL, Ana Glória Guerreiro, que definiu os dias e horários que cada um irá atuar como voluntário no evento. No final da tarde de hoje, acontecerá mais uma reunião, desta vez com os parceiros do Natal D'água que é resultado de uma parceria entre empresários, representantes da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e o Governo do Estado. Neste ano, 41 comunidades serão beneficiadas, três a mais que no ano passado. O Natal D’Água 2013 será lançado dia 14 de dezembro, na Estação das Docas, de onde partirão 12 embarcações e oito lanchas de apoio em direção às ilhas da Região Metropolitana de Belém. A distribuição de cestas básicas e brinquedos continuará nos dias 15, 16 e 21 de dezembro. Além das ilhas da RMB, serão beneficiadas comunidades ribeirinhas do município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, que receberão doações do empresariado local.
Texto: Aldo Gonçalves
Foto: Fátima Alexandre

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Saiba um pouco mais sobre o Projeto Navegar

O Programa Segundo Tempo / Navegar da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte (ME) é destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte náutico, oferecendo atividades esportivas náuticas e complementares dentro de um processo educacional de acordo com as diretrizes do Programa, de forma a promover o desenvolvimento integral de adolescentes, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. O NÚCLEO DE ESPORTE E LAZER- SEDUC encaminhou ao Ministério do Esporte o projeto denominado, “A ARTE DE NAVEGAR”, solicitando aprovação para a implantação de  07 núcleos para atendimento de 700 beneficiados nos municípios de Anajás, Ananindeua, Belém, Itaituba, Salinópolis, Santarém e Tucuruí. Essas regiões foram escolhidas, porque apresentam características específicas exigidas para implantação do projeto, com áreas constituídas com rios, praias, afluentes, baías e mar, assim como os aspectos econômicos e sociais do público alvo, que se encontram em situação de risco, e que vivem à margem da sociedade.  A necessidade de implantação do Projeto Navegar,  irá contribuir para a reversão deste quadro que leva nossos jovens à exclusão social, à criminalidade e ao abandono escolar. Por meio deste projeto, haverá a possibilidade de inclusão social por meio de atividades esportivas náuticas, na estimulação da promoção da saúde, desenvolvimento pessoal, respeito à diversidade e o exercício da cidadania valorizando a autoestima da comunidade envolvida. O programa tem como público-alvo, adolescentes na faixa etária entre 11 e 16 anos.Após a completa adesão de nosso Secretário de Educação, Prof. Cláudio Cavalcanti Ribeiro, juntamente com a coordenadora do NÚCLEO DE ESPORTE E LAZER, Profa. Ana Glória Guerreiro, tivemos a confirmação da aprovação do Projeto pelo Ministério do Esporte. Este é sem dúvida um grande momento da Educação no Pará. 
Texto: Rosana Batista da Silva

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vôlei sentado paraense vence a final nas Paralimpíadas Escolares

O apito final da partida de vôlei sentado entre Pará e Rio de Janeiro na última sexta-feira (29) desencadeou uma comoção coletiva em quadra. Após vencerem os cariocas na final das Paralimpíadas Escolares por 3 sets a 0 – parciais de 25-16, 25-15 e 25-22 – os paraenses caíram no choro e contagiaram o público.
Eles não estavam emocionados apenas pela conquista do quarto título consecutivo, mas também pela homenagem que faziam ao ex-treinador José Renato Oliveira de Oliveira, que morreu em maio deste ano, após levar um tiro em um assalto. “Queríamos muito ganhar este título pelo José Renato, para honrar o nome dele. Muitos aqui começaram no vôlei por causa dele. Eu mesmo conquistei três títulos com ele ao lado da quadra”, contou Maycon Douglas da Silva, 19 anos.
Após a morte do treinador, quem assumiu o time foi Elaine Mesquita, 26 anos. Ela trabalhou como auxiliar técnica de José Renato por dois anos e meio. “Foi muito difícil para todo mundo este ano. Nos primeiros meses após a morte do José Renato, sempre treinávamos e depois chorávamos juntos. Tudo na quadra lembrava e ainda o lembra. Por isso, esse título é tão importante para nós”, afirmou.
Além da caricatura do ex-treinador no uniforme, os jogadores do Pará ainda escreveram cartazes agradecendo por todo o trabalho de José Renato nos últimos anos. O momento de descontração ficou por conta do peixinho dado em quadra pelos jogadores (ritual famoso feito pela seleção brasileira masculina de vôlei olímpico quando ganha um campeonato importante).
As disputas das Paralimpíadas Escolares começaram dia 26 e reuniram cerca de 1,3 mil atletas, de 12 a 20 anos, em dez modalidades (bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), goalball, tênis em cadeira de rodas, natação e atletismo).
Segundo a pontuação por modalidade até o dia 28, o judô paraense conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, com seis medalhas no total. O atleta Thiego Marques da Silva foi o campeão. Na classificação final, o Pará ficou em quarto lugar, com 44 pontos. No tênis de mesa, foram uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, com o total de quatro medalhas. Na classificação final, o Pará ficou em quarto lugar com 27 pontos. No atletismo, foram 16 medalhas de ouro, doze de prata e 15 de bronze, com o total de 43. Na classificação final, o Pará somou 330 pontos. Na natação, foram doze medalhas de ouro, 18 de prata e dez de bronze, com o total de 40 medalhas. Na classificação final, o Pará teve 166 pontos. No quadro de medalhas, o Pará vem em quarto lugar, com 93 medalhas.
Fonte: Agência Pará