menu

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pará conquista sete medalhas nos Jogos escolares da Juventude

Equipe de Handebol feminino de Rondon do Pará

A delegação paraense encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude – Categoria A (12 a 14 anos) – em Natal (RN), na noite deste sábado, com sete medalhas: uma de ouro, quatro de prata e duas de bronze. O evento reuniu mais de 4 mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país. A equipe do estado chegará em Belém por volta das 12h desta segunda-feira.
No último dia de competições, a equipe de futsal do Colégio Santa Rosa superou a Escola Estadual Nova Canaã (PB), vencendo por 5 a 3 e conquistando a única medalha de ouro paraense durante a competição. No mesmo dia, o Pará disputou outras três finais, no vôlei masculino e feminino e no handebol feminino. Nas três as equipes paraenses ficaram com o segundo lugar no pódio.
No início da competição, cuja abertura foi no dia 5 de setembro, a estudante Ana Beatriz Oliveira Pinto, da Escola Estadual Padre Benedito Chaves, conquistou a medalha de prata na competição de judô, categoria ligeiro. Na mesma modalidade, a aluna Lorrany Brito Pastana, da Escola Estadual Monsenhor Azevedo, ficou em 3º lugar.
Outra conquista paraense foi a da estudante Jade Victória Araújo, da Escola Estadual Maria Gabriela, que ficou com a medalha de bronze na competição de xadrez, categoria feminino.
Ao todo cerca de 150 estudantes paraenses de 10 municípios participaram dos Jogos Escolares da Juventude: Acará, Ananindeua, Belém, Breves, Castanhal, Marabá, Marapanim, Rondon do Pará e Ulianópolis. O Pará disputou medalhas em 11 modalidades: Atletismo, Basquetebol, Badminton, Ginástica Ritmica, Handebol, Natação, Futsal, Judô, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.
O próximo evento do esporte escolar nacional será em Belém. Cerca de cinco mil estudantes, 200 dirigentes e 400 técnicos de delegações estaduais de todo o Brasil participarão dos Jogos Escolares da Juventude – categoria B, de 15 a 17 anos -, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que acontecerão na capital paraense pela primeira vez, de 7 a 16 de novembro.

Fonte: Agência Pará